Tratamento para Estrias
O que são as estrias?
As estrias são cicatrizes que se formam a partir da destruição de fibras de colágeno e elastina da pele, na maioria das vezes causada por uma ruptura da pele ou redução da espessura da derme. De uma maneira geral, as estrias podem se apresentar de três formas: brancas, vermelhas ou roxas, causando desconforto em muitos pacientes que, então, recorrem aos tratamentos clínicos para amenizar sua aparência sob a superfície da pele.
O tipo de estria pode ser definido pela sua coloração, e os tratamentos variam conforme essa característica. São eles:
Roxas e vermelhas: são as mais recentes, e são as mais fáceis de serem amenizadas, especialmente quando têm tom avermelhado. Estão no primeiro estágio inflamatório, portanto, quanto antes forem tratadas, melhor.
Brancas: são estrias que já passaram pelos estágios iniciais de inflamação e, por isso, demandam tratamentos mais longos e incisivos.
Principais causas
As estrias tendem a surgir nas áreas do corpo em que a pele sofre mais estiramento, pois as fibras elásticas podem ser danificadas com certa facilidade. Entre as principais causas dessa queixa estão:
Ganho de peso rápido;
Gravidez;
Ganho de massa muscular;
Crescimento acelerado na puberdade.
Por isso, mulheres grávidas e adolescentes estão entre os grupos com maior risco de apresentar estrias. Além disso, fatores genéticos e a utilização de corticosteroides em altas doses também favorecem o aparecimento dessas cicatrizes.
Como tratar as estrias?
Os tratamentos mais utilizados para minimizar as estrias são: Laser de CO² Fracionado, que potencializa a produção das células de colágeno no organismo; Luz Pulsada, que estimula a regeneração das estruturas de colágeno e elastina da pele; e a ponteira Morpheus 8, que é equipada com microagulhas revestidas de ouro e combinadas com a radiofrequência, sendo capazes de alcançar camadas profundas da pele e estimular as células de colágeno e sua produção. Em todo caso, é sempre importante consultar o seu médico para identificar qual o método mais adequado para você.
Tratamento com Morpheus
Além dos tratamentos citados acima, uma novidade que vem se mostrando altamente eficaz contra as estrias é o BodyTite. Esse aparelho possui diversas ponteiras. Entre elas, a Morpheus, que é utilizada para a redução das estrias.
O tratamento é feito com a radiofrequência fracionada (RFAL), que diminui a gordura localizada, causa a retração da pele e regenera os tecidos desde as camadas mais profundas. Com isso, melhora a aparência das estrias, deixando a aparência mais homogênea e bonita.
É possível tratar as estrias Vermelhas?
Sim, é possível. Atualmente existe uma série de métodos que podem contribuir para a redução das estrias vermelhas, entre elas, a utilização de cremes com ação esfoliante e aplicação de técnicas como o Morpheus. Entretanto, é necessário realizar uma avaliação médica para identificar o tratamento mais adequado para cada caso em específico.
Qual o valor do tratamento?
O preço do tratamento não é fixo, visto que as características de cada paciente influenciam na escolha do procedimento, assim como, a quantidade de estrias influencia no número de sessões. Por fim, todos esses aspectos interferem no orçamento final. É importante sempre contar com a orientação de um médico, a fim de identificar as melhores opções para o seu caso, para garantir o sucesso dos resultados e obter um orçamento adequado às suas necessidades.