Remoção de Tumor Cutâneo
Os procedimentos para remoção do câncer de pele são altamente efetivos e garantem que os pacientes possam retomar sua saúde e bem-estar. As técnicas utilizadas podem ser feitas no consultório médico, com utilização de anestesia local, e com recuperação rápida e tranquila. Confira mais sobre os tratamentos!
Câncer de pele: o que é?
O câncer de pele é um dos tumores mais comuns no Brasil, e representa cerca de 25% de todos os cânceres diagnosticados no país. Uma das principais causas da enfermidade é a exposição excessiva ao sol e aos raios ultravioletas, que levam a pele a produzir células desordenadamente, como uma forma de proteção aos agentes externos.
Com isso, podem surgir manchas, pintas e sinais malignos, originados pelo efeito cumulativo da exposição solar, que danifica a barreira protetora da pele. Os principais tipos são:
- Carcinomas: o tipo de câncer de pele mais comum e menos grave, causado pela produção anormal de células da pele.
- Melanoma: menos comum, porém mais grave, esse tipo de câncer é originado pela produção excessiva de melanócitos, as células responsáveis pela cor da pele.
Diagnóstico do câncer de pele
O diagnóstico de câncer de pele só pode ser feito por um médico dermatologista, que irá analisar as manchas ou sinais com exames específicos. Em geral, os pacientes devem ficar atentos a lesões na pele que não cicatrizam ou que sangram e ficam localizadas em áreas mais expostas ao sol.
Uma excelente técnica para identificar sintomas de atenção é a regra ABCDE, na qual é feita a análise de lesões com características determinadas:
- Assimetria: quando metade da lesão é diferente da outra.
- Bordas: quando forem irregulares, com aspecto dentado, são lesões suspeitas.
- Cor: quando houver diferentes tons, como preto em algumas partes e marrom em outras, é preciso buscar auxílio médico.
- Diâmetro: lesões com diâmetro maior do que 5 mm são suspeitas.
- Evolução: mudanças na coloração, tamanho ou forma, devem ser investigadas pelo dermatologista.
Técnicas para remoção de tumor na pele
Quando o câncer de pele é detectado, o dermatologista irá indicar o melhor método de tratamento e remoção da lesão maligna. Atualmente, existem diversas técnicas disponíveis para este fim, que podem ser realizadas no consultório médico:
Excisão
Esta é uma técnica que remove lesões com a utilização de bisturi e anestesia local, para minimizar o desconforto do paciente. O procedimento se inicia com a medição da área a ser removida, incluindo uma margem de segurança. Ou seja, o dermatologista remove o sinal e uma pequena margem de pele ao redor dele.
A remoção é feita até a camada de gordura, uma forma de certificar que toda a lesão foi retirada. Na sequência, a área é fechada com pontos cirúrgicos e curativos. Em geral, é preciso retornar para consulta e retirada dos pontos após 7 a 14 dias.
Eletrocauterização
O método, também conhecido como cauterização de tumor, é um procedimento cirúrgico que destrói as lesões causadas pelo câncer de pele. O primeiro passo para realização da remoção é a limpeza da área e aplicação do anestésico.
A pele é carbonizada por um aparelho que emite eletricidade e calor, e permite que o paciente retorne às atividades cotidianas logo após o procedimento. O ferimento completa a cicatrização em, aproximadamente, 15 dias, e é indicado que o paciente não exponha a área ao sol durante 60 dias.
Cirurgia de Mohs
Quando o tumor se apresenta em áreas mais sensíveis, como ao redor dos olhos, orelhas ou dedos, a cirurgia de Mohs pode ser indicada, pois preserva uma maior quantidade de pele saudável ao redor do câncer. Ela é feita com base no tipo, tamanho e localização da lesão, e apresenta resultados mais efetivos do que outras técnicas, porém é mais complexa e demorada.
Em um primeiro momento, o médico retira o tecido com tumor, que é enviado para análise laboratorial. Se ainda forem identificadas células cancerígenas na área, mais uma pequena parcela de tecido é removida e o processo é repetido.
Remoção de tumor cutâneo em Passo Fundo: quanto custa?
Na Clínica Médica Dra. Sheila Matielo, a remoção de tumor é feita com base na ética médica, visando o bem-estar do paciente. Para isso, realizamos exames precisos, a fim de identificar as melhores técnicas de tratamento em cada caso.
Desta forma, não é possível definir um valor único para o procedimento, que varia conforme a forma de remoção realizada, quantidade de lesões e condições de saúde do paciente. Agende uma avaliação e descubra como podemos auxiliar o seu caso.