Acne
A acne é uma doença de pele caracterizada pelo surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes, que se formam quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) ficam inflamadas ou infectadas. A acne pode ter diferentes graus, apresentando maior ou menor inflamação –sendo o grau cinco o mais avançado. Saiba mais!
O que é acne
A acne é uma doença que provoca lesões na pele, como os cravos e as espinhas. Também pode gerar vermelhidão, irritação e, em graus mais avançados, dor. Tende a surgir na puberdade, em decorrência da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos), e costuma desaparecer naturalmente entre os 20 e 30 anos.
Contudo, existem exceções: algumas pessoas apresentam os sintomas da acne mesmo durante a vida adulta, até cerca de 35 anos. As áreas mais frequentes em que a acne costuma surgir são: o rosto, o peito, e as costas (locais onde o número de glândulas sebáceas é maior).
Causas da acne
A acne é fruto da obstrução da abertura do folículo, favorecendo a proliferação de bactérias e aparecimento de cravos e espinhas. Tende a se manifestar devido a alterações hormonais (tal como as provenientes da puberdade ou da gravidez).
Também pode ocorrer devido a situações de estresse, por tendências hereditárias, tratamentos médicos específicos (como a corticosteroide), má alimentação (rica em gordura, por exemplo) ou pelo uso de produtos inadequados para a pele.
Apesar de mais comum em adolescentes e jovens adultos, a acne pode ocorrer ainda em recém-nascidos, de forma leve, devido a transferência de hormônios da mãe para a criança durante a gestação, através da placenta, ou ainda, pelo estresse do parto. Nestes casos, costuma sumir em poucos dias após o nascimento.
A acne pode ocorrer em crianças (acne infantil), quando a própria glândula sebácea produzir hormônios andrógenos em pequenas escalas, resultando em cravos e espinhas.
Tipos de acne
Existem diferentes tipos de acne. São eles:
– Acne grau 1: tipo de acne mais comum que geralmente surge na puberdade. São os pequenos cravos e poros com aparência mais aberta, porém sem a presença de pus.
– Acne grau 2: popularmente conhecida como espinha. Consiste nas elevações da pele, arrendondadas, endurecidas, avermelhadas, podendo ou não possuir pus e serem dolorosas.
– Acne grau 3: também conhecida como “espinha interna”, acontece quando existe a presença de nódulos e cistos sob a pele, costas e tórax, geralmente sendo bastante doloridos.
– Acne grau 4: caracterizada por um conjunto de lesões próximas umas das outras, e com pus. Pode levar a marcas permanentes, cicatrizes e deformação da pele.
– Acne grau 5: a forma mais rara de acne, que além das espinhas, apresenta sintomas como: febre, dor nas articulações e mal-estar.
Como prevenir a acne
Alguns cuidados podem ajudar a prevenir a acne. São eles:
– evitar a exposição solar em demasia;
– não fumar;
– alimentar-se de forma equilibrada (evitando o alto consumo de açúcar e de gordura);
– evitar situações de estresse, sempre que possível;
– não mexer nem cutucar a área das lesões.
Outros cuidados que podem ser tomados, incluem:
– lavar o rosto ou demais regiões com acne, utilizando sabão neutro;
– lavar as mãos com frequência, evitando tocar no rosto desnecessariamente;
– manter os cabelos longe do rosto;
– evitar descansar o rosto entre as mãos, enquanto lê, estuda ou assiste televisão;
– utilizar diariamente protetor solar específico para a pele com acne;
– priorizar a utilização de dermocosméticos suaves, recomendados pelo seu dermatologista.
Tratamento acne
A melhor forma para tratamento dependerá do tipo de acne que o paciente possui. Em casos mais leves, o tratamento pode incluir desde sabonetes à base de extratos naturais ou com química específica para a pele acneica, como cremes e ácidos tópicos. Em casos mais avançados, podem ser utilizados medicamentes de uso contínuo.
Além disso, tratamentos clínicos como Morpheus, laser de CO² e peelings dermatológicos podem ser utilizados de forma combinada, em um protocolo totalmente personalizado.
Na Clínica Médica Dra. Sheila Matielo, oferecemos diversos tratamentos, incluindo o laser para remoção de cicatrizes de espinhas. Através do uso de modernas tecnologias do mercado, oferecemos resultados cada vez mais satisfatórios aos nossos pacientes. Fale conosco para mais informações!