SUBCISÃO
Uma técnica cirúrgica indicada para tratar o relevo na pele, melhorando celulites, cicatrizes e estrias. Essa é a subcisão, um procedimento realizado com a utilização de uma agulha especial, que deixa a pele com um aspecto mais liso e saudável. A seguir, entenda como ela é feita, quais são as suas indicações e os cuidados necessários durante a recuperação. Confira!
O que é a subcisão?
A subcisão é uma técnica cirúrgica de baixa complexidade que, dependendo da área tratada, pode ser realizada no próprio consultório médico. Portanto, não exige a internação do paciente. É uma excelente alternativa para a correção de relevos e depressões profundas na pele, como cicatrizes, rugas e, principalmente, celulite de grau III ou superior.
Essa técnica é conhecida por diferentes nomes além de subcisão, como cirurgia subcutânea sem incisão e subcision.
Como é feita a subcisão?
A subcisão costuma ser realizada em um período que varia de 30 a 60 minutos, de acordo com a área tratada e sua extensão. Além disso, é aplicada uma anestesia local para dar mais conforto ao paciente. Todavia, para regiões mais amplas, anestesia geral pode ser necessária.
Após a sedação, o primeiro passo para realizar a subcisão é a introdução de uma agulha bisturizada sob o tecido com desníveis, através de pequenas incisões. A partir daí, o médico responsável pelo procedimento define a melhor técnica para cada paciente, que varia de acordo com o local e com o tipo de relevo ou depressão presente na pele.
Os movimentos costumam ser em sentido de vai e vem ou em moções circulares; assim, a agulha rompe o tecido fibroso – responsável por formar a celulite – e os vasos sanguíneos são seccionados. Esse processo resulta em hematomas locais que desencadeiam uma reação inflamatória desejada.
Como consequência da subcisão, o organismo produz um novo tecido conjuntivo, que preenche a pele tratada, melhorando a aparência local e redistribuindo a gordura e as forças de tração e de tensão. Essa nova estrutura é rica em proteínas que melhoram a sustentação da pele, como o colágeno e a elastina, o que reduz consideravelmente deformações como celulites e cicatrizes.
Quais as principais indicações da subcision?
Como dito anteriormente, a subcisão é recomendada para amenizar desníveis profundos na pele, que afetam a aparência e a autoestima dos pacientes. Por isso, o procedimento é indicado para o tratamento de diferentes casos. Na sequência, conheça alguns deles.
Celulite
A subcisão é um dos tratamentos mais indicados para a celulite, especialmente aquelas de grau III ou superiores. Para melhorar o aspecto dos “furinhos” indesejados, a agulha bisturizada é inserida sob a pele com o objetivo de romper os bolsões fibrosos. Assim, o tecido deprimido é solto e a pele fica com um aspecto mais liso e bonito.
Quando o procedimento é realizado em áreas pequenas, pode ser feito no consultório médico e demanda apenas uma anestesia local, mostrando ótimos resultados!
Cicatrizes
Alguns tipos de cicatrizes podem ser amenizados com a subcisão, em especial quando resultam de fibras que se aderem às camadas mais profundas da pele. Nesses casos, elas costumam ter forma de depressão, ao invés do habitual relevo.
Para deixar o aspecto da pele mais bonito e saudável, o médico “desgruda” essas fibras, gerando a elevação da pele e melhorando a aparência das cicatrizes. Esse procedimento exige a aplicação de anestesia local.
Estrias
Tanto as estrias brancas, quanto as avermelhadas, podem ser tratadas com a subcisão. Para amenizar a aparência dessas marcas, o médico descola a pele sob a estria, melhorando o aspecto geral da região e estimulando a produção de colágeno. O procedimento é dolorido, por isso costuma ser realizado com anestesia local.
Quais os cuidados pós-subcisão?
Os resultados da subcisão não são vistos de imediato, e a recuperação é uma parte essencial para garantir que eles sejam satisfatórios. Após o tratamento, o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, mas deve se manter em repouso por, aproximadamente, uma semana. Passados os 7 dias iniciais, é possível retornar à rotina; todavia, os exercícios físicos precisam ser evitados por, no mínimo, 14 dias.
Em alguns casos, é necessária a utilização de malha compressora durante 30 dias ou mais. Dessa forma, os hematomas pós-subcisão são diminuídos e a recuperação se torna mais rápida. Na maior parte dos casos, os resultados surgem em, aproximadamente, 90 dias.