Subcisão: tratamento para celulite com efeito capitonê
Muitas mulheres consideram a celulite uma grande inimiga da autoestima. Principalmente quando elas são profundas e causam aquele aspecto afundado, conhecido como “efeito capitonê”.
Felizmente, hoje existem tratamentos que podem ser indicados para reduzir esse efeito. Um deles é a subicisão. Saiba mais sobre o assunto!
Celulite com efeito capitône
A lipodistrofia ginoide, como é conhecida tecnicamente, é o acúmulo de gordura sob a pele caracterizada por depressões que surgem na superfície da derme. Ela pode ser causada, principalmente, por fatores genéticos, má circulação, açúcar, sal e gordura em excesso e o sedentarismo.
Esse tipo de problema atinge, em sua maioria, mulheres após a puberdade, dando um efeito de casca de laranja à pele atingida, prejudicando a forma como a mulher se relaciona com o próprio corpo, principalmente em temperaturas mais quentes, onde utiliza roupas mais curtas.
O efeito capitonê da celulite é quando a celulite já se instalou em níveis profundos do corpo. Ele é gerado quando as traves fibrosas, causadas pela união do acúmulo de adipócitos e das reações cicatriciais, e ganhou esse nome por causa do seu aspecto semelhante ao de sofás e almofadas capitonê, muito comuns no século 19.
Um dos tratamentos mais recomendadas para esse tipo de celulite é Subcisão.
Como é realizada a subcisão?
A subcisão é uma microcirurgia minimamente invasiva que pode ser feita diretamente no consultório. Sua finalidade é tratar diretamente o relevo da pele utilizando uma agulha especial que descola o tecido profundo, liberando a tração que ela provoca na pele.
Após esse procedimento, é criado um hematoma esperado na região devido ao sangramento, Isso faz com que novos tecidos sejam criados, ajustando a estrutura da pele na região tratada e reduzindo as depressões geradas pelo acúmulo de gordura.
Todo o processo é feito em laboratório, utilizando anestesia local e pode durar de 30 a 60 minutos, sem deixar cicatrizes visíveis, gerando resultados após alguns meses.
O que esperar do tratamento
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, as células e tecidos precisam de tempo para se recuperarem, gerando resultados visíveis entre 1 e 3 meses.
É importante ressaltar que os efeitos do tratamento variam entre os pacientes, assim como número de sessões utilizadas para tratar a celulite.
Como é o pós-operatório
Após a realização da subcisão, é normal que ocorram inchaços e hematomas na área tratada, durando entre duas e quatro semanas.
É muito importante que sejam aderidos alguns cuidados durante a recuperação, como:
– Evitar a exposição solar até que a cor da pele volte ao normal;
– Utilizar filtro solar mesmo em dias nublados;
– Se possível, usar a bermuda modeladora durante a recuperação;
– Fazer visitas frequentes ao consultório para acompanhar a recuperação;
Cuidados após a subcisão
Após o procedimento, é importante manter hábitos saudáveis que possam potencializar seu resultado e evitar que a celulite retorne. Confira algumas indicações:
– Aderir a prática de atividades físicas;
– Manter uma alimentação saudável e balanceada, evitando o consumo de gorduras;
– Beber água, na quantia indicada ao seu tipo físico;
– Utilizar cremes contra celulites para garantir que ela continue sob controle;
Existem contraindicações para realizar a subcisão?
Não há contraindicações, mas é muito importante que, durante a avaliação médica, o paciente seja claro e informe ao seu médico quais seus hábitos diários, uma vez que eles podem interferir na recuperação após o procedimento.
Outro fator importante a se estar atento é a respeito de doenças sistêmicas descontroladas como diabetes, problemas de coagulação e infecção ativa no local.
Lembre-se também de informar se faz uso de medicamentos diários, tem histórico de tabagismo, problemas de cicatrização ou queloides em outras cirurgias, alergias a medicações e deficiências nutricionais.
Realizar a avaliação médica é muito importante para entender se a subcisão é aplicada ao seu tipo de celulite ou não, uma vez que há outros tratamentos que podem ser escolhidos.
Além de celulite capitonê, a subcisão também pode ser indicada para tratar casos de marcas profundas de acne, estrias e cicatrizes.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e saiba mais.