Procedimentos faciais e corporais não invasivos
Com o mundo se tornando cada vez mais preocupado com os cuidados acerca de um envelhecimento controlado, com sinais do tempo menos aparentes, a procura por procedimento não invasivos se tornou maior. Essa procura acontece pelo risco, que é menor, e pelo tempo de recuperação que estes tratamentos necessitam. Nesse artigo, você confere os procedimentos não invasivos que estão em alta no universo da beleza.
A diferença entre procedimentos invasivos e não invasivos
Procedimentos invasivos são métodos que envolvem a intervenção direta nos tecidos do corpo, com objetivo de melhorar a aparência da pele. Geralmente, esse tipo de procedimento exige a inserção de instrumentos, dispositivos ou substâncias dentro do corpo como agulhas, cânulas, entre outros.
Essa modalidade normalmente é feita por incisão, punção ou qualquer outro meio que realize a quebra da integridade da pele ou das membranas mucosas, requerem anestesia e podem envolver intervenção cirúrgica. Podemos citar como exemplos a blefaroplastia, a lipoaspiração, rinoplastia e a mamoplastia.
Já os métodos não invasivos são os procedimentos não agressivos, que não exigem tempo no centro cirúrgico e têm a capacidade de garantir ao paciente um retorno rápido à rotina. Eles não exigem a inserção de instrumentos dentro do corpo. Nesse caso, podemos citar o peeling químico e tecnologias como ultrassom microfocado, laser, entre outros.
Conheça algumas técnicas não invasivas
Peeling químico
O peeling químico é um dos procedimentos mais procurados para tratamento de pele, principalmente por sua versatilidade e excelentes efeitos a médio prazo. Esse tratamento é indicado para a remoção de manchas, marcas de acne e cicatrizes, e pode ser aplicação no rosto, mãos e pescoço. Existe o peeling químico superficial, médio e profundo. O mais popular é o superficial, onde a camada mais externa da pele sai a fim de promover o clareamento de manchas e tratar rugas.
BodyTite
O BodyTite é uma plataforma que utiliza ondas de radiofrequência através da temperatura para estimular a produção de colágeno e elastina no organismo, permitindo a aplicação tanto na região facial, quanto na corporal. Entre os principais objetivos, pode-se destacar o combate às rugas, linhas de expressão e a diminuição de flacidez facial. Além de ajudar a diminuir manchas e cicatrizes, proporcionando uma pele uniforme e mais lisa ao paciente.
Ultraformer III
Outra tecnologia muito popular é o Ultraformer III. Ele é um aparelho que utiliza três aspectos diferentes: flacidez, estímulo de colágeno e gordura localizada. Pode ser utilizado na face, gerando um efeito de lifting natural sem cortes; e no corpo, ajudando a definir os contornos corporais.
O Ultraformer pode ser micro e macrofocado, ajustando a ação do aparelho de acordo com os objetivos do paciente e da área a ser tratada. Enquanto o ultrassom microfocado é destinado a procedimentos realizados na face, o macro é aplicado em áreas maiores, como abdômen, região da papada e parte de trás do braço.
Outros lasers
Luz intensa pulsada
A luz pulsada consiste na aplicação de flash de luz sob a pele para minimizar manchas solares, senis e o fotoenvelhecimento. Essa tecnologia é capaz de proporcionar uma melhora nos sinais mais superficiais do envelhecimento, da mesma forma que atenua a aparência de vasinhos faciais e rosácea. A luz pulsada também pode ser uma alternativa para a depilação.
Laser LightSheer Duet®
Os disparos de energia do LightSheer Duet® atingem somente os pigmentos sem agredir a pele ao redor. Dessa forma, ele é capaz de realizar uma quebra na pigmentação, sendo eficaz ao tratamento de manchas, remoção de tatuagens, melasma, rejuvenescimento facial, cicatrizes acneicas, entre outros.
Laser Acroma-QS®
Pode ser indicado para tratamentos de melasma e remoção de tatuagem. O laser Acroma-SQ® é realizado através de pulsos de energia que são absorvidos pelas células que produzem melanina, responsável pelos pigmentos escuros da pele.
Benefícios dos procedimentos não invasivos
A escolha por métodos não invasivos tem se tornado maior justamente pelo menor riscos de efeitos colaterais e complicações. Por não envolverem cortes ou incisões agressivas na pele, não há necessidade de anestesia geral ou longos períodos de recuperação. Além disso, os pacientes não precisam alterar sua rotina.
No geral, esses métodos ajudam a melhorar a aparência da pele de forma tão eficiente quanto métodos invasivos, tratamento gordura localizada, flacidez, diminuindo a presença de linhas finas, rugas, textura e o tom da pele de forma natural.
É muito importante que, antes de realizar qualquer procedimento, realize-se uma avaliação médica que pode auxiliar na escolha do tratamento e na forma como esse processo será realizado. Entre em contato conosco!