Dia do Dermatologista – entrevista com a médica Fernanda Camozzato
As pessoas estão buscando cuidados com a pele cada vez mais cedo, seja por questões de saúde ou por preocupação com a estética. Segundo a dermatologista Fernanda Camozzato, esse movimento é positivo, pois permite uma abordagem preventiva. “Muitas vezes, o paciente vem por uma queixa específica, como uma alteração na unha, mas na consulta já avalio cabelo, pele, risco de câncer de pele e dou orientações sobre prevenção, protetor solar e hidratação”, destaca a especialista.
Entre os cuidados essenciais, além do uso de protetor solar e hidratante, a médica enfatiza a importância de evitar agressões desnecessárias à pele. “Não devemos limpá-la excessivamente, usar substâncias agressivas e lavar o corpo todo com sabonete em excesso. O ideal é priorizar regiões como virilha, axila, pés e região genital, além de sempre secar bem a pele após o banho”, orienta.
Tecnologia a serviço do paciente
Nos últimos anos, a dermatologia teve avanços significativos, principalmente na área de diagnóstico e tecnologia. “A dermatoscopia revolucionou a maneira como analisamos lesões de pele, permitindo identificar padrões sem necessidade de biópsia em muitos casos”, explica Fernanda. “No campo estético, tecnologias como laser, ultrassom, radiofrequência e microagulhamento, além de medicações regenerativas, trouxeram resultados mais eficazes e seguros.”
Dia do Dermatologista: como essa profissão surgiu na sua vida?
Neste Dia do Dermatologista, comemorado anualmente em 5 de fevereiro, pedimos à Dra. Fernanda que relembrasse dos seus primeiros contatos com a profissão. Conforme nos contou, essa paixão pela dermatologia começou na faculdade, quando conheceu um professor que a ajudou a compreender a complexidade das lesões de pele. “Eu achava impossível fazer diagnósticos em dermatologia, pois tudo era muito parecido. Mas, ao entender as sutilezas das lesões, percebi o quão fascinante é essa especialidade. Você trata desde crianças até idosos, lida com saúde, estética e ainda diagnostica doenças internas através da pele.”
Para ela, a maior realização profissional está na capacidade de transformar a vida dos pacientes. “Na dermatologia, conseguimos ver claramente a melhora das condições de pele. Seja com um creme, um laser, um tratamento injetável ou uma medicação, é muito gratificante acompanhar a evolução dos pacientes e proporcionar mais qualidade de vida.”
Sobre a Dra. Fernanda Camozzato

A Dra. Fernanda Oliveira Camozzato é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e possui Residência Médica em Dermatologia pela mesma instituição. Com experiência internacional, atuou na Unidade de Câncer de Pele do Hospital S Maria Nuova IRCCS, na Itália, além de ter cursado dermatoscopia em Roma. No Brasil, foi médica co-investigadora por seis anos no Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia (CBED). É especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de ser membro da Sociedade Internacional de Dermatoscopia (IDS) e preceptora da Residência de Dermatologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Sobre a Clínica Médica Dra. Sheila Matielo
Com mais de 15 anos de história, a Clínica Médica Dra. Sheila Matielo se destaca por oferecer tratamentos inovadores e personalizados para saúde e estética. Contando com um corpo clínico altamente qualificado, a clínica disponibiliza tecnologias avançadas para cuidados faciais e corporais, incluindo blefaroplastia, plataforma BodyTite, tratamentos a laser, ultrassom micro e macro focado, peelings profundos e transplante capilar por técnica FUE.
Com uma estrutura moderna e acolhedora, a clínica busca oferecer conforto e segurança aos pacientes, dispondo de sala de repouso, estacionamento e ambientes projetados para proporcionar a melhor experiência em atendimento dermatológico e estético.