Efeitos colaterais dos tratamentos para calvície
A queda de cabelo atinge grande parte da população mundial na idade adulta. E, apesar de existirem tratamentos eficientes, medicamentosos ou não, ainda existe quem busque na internet por métodos e medicamentos alternativos para ajudar a reverter a calvície, o que pode ser perigoso devido aos efeitos colaterais que esses medicamentos podem desencadear.
Hoje, vamos conhecer alguns medicamentos importantes para o tratamento de calvície, seus efeitos colaterais e, também, a importância de mantê-los mesmo após a realização do transplante capilar FUE.
Por que acontece a calvície?
A calvície é uma condição caracterizada pela queda de cabelo ocasionada por diversos fatores, entre eles: genéticos, patologias do couro cabeludo, excesso de oleosidade, emocionais ou deficiência hormonal, que deixam o cabelo mais fino até gerar sua queda, afetando homens e mulheres.
Alguns destes problemas podem ser tratados com medicamentos, mas dependendo do estágio e de qual foi o fator causador da calvície, somente com o transplante de fios saudáveis o quadro pode ser revertido.
Medicamentos mais usados no tratamento capilar
Minoxidil
O minoxidil é um dos medicamentos mais populares para tratamento da calvície. Sua função é realizar o estímulo do crescimento de folículos e aumentar a circulação sanguínea, fazendo com que o folículo capilar receba mais nutrientes e produza fios mais saudáveis. Possui versões em shampoo, comprimido e spray.
Devido a sua formulação, pode causar vasodilatação, reduzindo a pressão e outros sintomas a serem avaliados pelo médico.
Finasterida
A finasterida é outro remédio para calvície muito conhecido, principalmente para tratar o problema em fase inicial. Trata-se de um comprimido indicado ao aumento do crescimento do cabelo e prevenção da queda. Sua formulação permite que ele bloqueie a enzima 5ª-redutase e reduza a produção de DhT, um dos principais responsáveis pela queda de cabelo.
É um medicamento antiandrógeno, causando impacto no desempenho sexual. Consulte um médico para esclarecimentos.
Tratamento capilar FUE
Um dos procedimentos mais procurados por quem sofre com a calvície é a técnica FUE, que está se tornando cada vez mais popular por oferecer um resultado mais natural, indolor e com cicatrizes imperceptíveis.
O método consiste na extração individual – fio a fio – dos folículos capilares do próprio indivíduo e na implantação em regiões em que o cabelo é mais escasso, sem a necessidade de cortes.
Todo o procedimento é realizado com anestesia local e sedação e, após 48 horas, o paciente pode voltar à rotina com poucas restrições.
Por que continuar o tratamento mesmo após a cirurgia?
É de extrema importância que o tratamento seja continuado, mesmo após a cirurgia. Seu abandono pode fazer com que a queda de cabelo retorne, perdendo o resultado obtido com o procedimento.
Outro detalhe importante é realizar um acompanhamento médico para que a evolução seja observada, os cuidados são fundamentais para a saúde e os resultados do procedimento.
A eficácia do tratamento e seus resultados aparecem gradativamente, até o final de 30 dias a grande maioria dos fios transplantados irá cair, porém os folículos saudáveis implantados em breve produzirão novos e saudáveis fios. Pode-se estimar que resultado final será alcançado ao final de um ano.
Conte com especialistas para realizar seu tratamento capilar
A Dra. Sheila Matielo atende em sua clínica, na cidade de Passo Fundo – RS. Sua atuação é baseada em procedimentos de excelência, buscando entregar resultados naturais e personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente.
Além disso, há uma equipe especializada à realização do Transplante Capilar FUE e outras técnicas que promovem a melhoria da saúde capilar e fortalecimento dos fios. Para saber mais, entre em contato e agende seu horário.