Dicas para evitar o aumento do melasma no verão
Sabe aquelas manchinhas mais escuras que aparecem no rosto e se intensificam quando a gente pega sol? Bom, isso é o melasma. Uma hiperpigmentação da pele que, embora não apresente nenhum risco à saúde, interfere muito na autoestima e consequentemente no bem-estar de quem sofre com ela.
Nessa época do ano, com o calor, é comum que elas fiquem ainda mais escuras, o que acaba gerando incômodo em muitos casos. Por isso, hoje vamos falar sobre como cuidar dessas manchinhas no verão e evitar que elas fiquem ainda mais hiperpigmentadas. Confira!
Melasma e verão – qual a relação entre eles?
Se você tem melasma, já deve ter percebido que, durante o verão, as manchas ficam um pouco mais escuras e aparentes, não é? Bom, isso acontece não só por causa dos raios do sol, mas também pelo aquecimento da pele em dias de calor.
As altas temperaturas fazem com que os vasos sanguíneos dilatem, o que torna as manchas mais visíveis e aparentes. Por isso, você também já deve ter notado que, mesmo quando você protege a região das manchas e pega sol no restante do corpo, o melasma fica mais escuro, não é? Isso acontece pelo aquecimento da pele e pela ativação hormonal que ocorre no próprio organismo.
4 dicas para evitar o aumento da hiperpigmentação
A melhor forma de prevenir o surgimento das manchas de melasma, é proteger a pele do sol. Mas, além disso, temos 4 dicas superespeciais que você pode adotar nessa época em que o calor é mais intenso. Anota aí!
1. Aposte em um protetor solar com cor
Além de proteger a pele dos raios UVA (o principal causador de manchas), esse tipo de filtro ainda uniformiza o tom da pele, deixando o rosto com um aspecto de “pele feita” e garantindo sua proteção. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas quando estiver exposto aos raios de sol – mesmo que em dias nublados.
2. Use chapéus e bonés nos dias de sol intenso
Eles atuam como uma espécie de filtro físico, impedindo que os raios UVA afetem o rosto e aqueçam ainda mais a pele.
3. Hidrate e refresque sua pele
Invista em brumas, águas-termais e hidratantes. Assim, você mantém sua pele bem-hidratada e fresquinha, evitando o superaquecimento e a ativação hormonal que causa o melasma.
4. Consulte seu médico e não desanime do tratamento
Essa dica é para quem já está cansado de sofrer com o melasma. A gente sabe que as manchas são incômodas e tendem a ficar ainda mais escuras no verão, mas com o acompanhamento médico e um tratamento planejado exclusivamente para o seu caso, é possível fazer as pazes com a sua pele e suavizar a hiperpigmentação.
Como reduzir o Melasma?
Consultar com um médico o mais breve possível é a principal indicação para quem já sofre com o melasma ou notou o início da hiperpigmentação na pele. Com ajuda profissional, é possível fazer um plano de tratamento adequado, com os procedimentos mais indicados para o seu caso, alinhando ainda fórmulas home care para manter os cuidados em casa.
Entre os tratamentos mais indicados para clarear as manchas, estão:
Peeling facial – promove a renovação da pele, revitalizando os tecidos e atenuando as manchas escuras. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo, variando de acordo com a necessidade de cada paciente – atenuando, inclusive, os sinais do tempo e manchas que sejam decorrentes do processo de envelhecimento.
Luz intensa pulsada – a tecnologia funciona através da emissão de feixes de luz que localizam os pigmentos mais escuros da pele e os aquecem. Assim como o peeling, a luz intensa pulsada estimula a renovação celular, clareando e uniformizando a pele do rosto.
Laser Q-Switched – também indicado para a remoção de tatuagem, o Q-Switched faz a quebra da pigmentação em todos os tipos de pele, ou seja, clareia lesões mais escuras e uniformiza o tom da pele com naturalidade.
O fim do verão é a melhor época para tratar as manchinhas da pele, já que os dias mais amenos não “provocam” os melanócitos e ajudam a pele a reagir melhor ao tratamento.
Por isso, se você voltou da praia recentemente e está buscando ajuda para tratar o melasma, ou ainda, se convive com esse problema há anos e deseja suavizá-lo, entre em contato clicando aqui e agende seu horário.