Celulite: O que é, causas e soluções
A celulite é o nome popular dado ao acúmulo de gordura localizada embaixo da pele, o que os médicos chamam de “lipodistrofia ginoide”. O aspecto ondulado da pele é característico dessa condição, sendo comparado com a textura de uma casca de laranja.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 95% das mulheres desenvolve a celulite após a puberdade em todas as etnias, mas a condição é mais comum em peles brancas. Nos homens, ela é raramente observada.
A celulite tende a ocorrer nos quadris, coxas e nádegas, mas também pode ser percebida nas mamas, na parte inferior do abdome, braços e nuca. Apesar de não ser considerada uma doença, ela causa uma preocupação estética em um grande número de mulheres, o que afeta a autoestima do público feminino. Além disso, em graus avançados, a celulite pode causar dor, pois promove a compressão de terminações nervosas locais
O que causa a celulite?
Muitos acreditam que a obesidade é responsável pelo surgimento da celulite, mas a condição é comum em mulheres magras e obesas. Na realidade, os principais fatores para o surgimento desse quadro são a hereditariedade, problemas de circulação sanguínea e alterações hormonais. O estilo de vida também deve ser levado em consideração, como maus hábitos, fumar, má alimentação e sedentarismo. Esses comportamentos podem ter uma grande contribuição para o surgimento da celulite. Nos homens, a celulite está ligada aos desequilíbrios hormonais no organismo.
Prevenção
As recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica para a prevenção da celulite estão baseadas em hábitos saudáveis, como:
- Beber bastante água diariamente para melhorar a circulação sanguínea;
- Diminuir a ingestão de sódio, que causa a retenção de líquidos;
- Evitar alimentos gordurosos e muito doces;
- Não fumar;
- Praticar alguma atividade física para melhorar a circulação sanguínea e reduzir a gordura
corporal, o que ameniza o problema.
Tratamentos
Para garantir o sucesso de qualquer um dos tratamentos é necessária a associação de exercícios físicos e dieta adequada, pois é preciso reduzir a gordura corporal. A musculação é muito indicada porque também auxilia na firmeza da pele.
Ácido Poliláctico
O ácido poliláctico é um bioestimulador de colágeno e pode ser usado no tratamento da celulite na sua forma injetável, que vai estimular o preenchimento das áreas deprimidas. Os bioestimuladores funcionam gerando uma resposta inflamatória controlada que será gradativamente absorvida através da deposição do colágeno que eles estimulam o organismo a produzir. O efeito é natural e, por isso, os resultados do tratamento são mais lentos também.
Subcision
Essa é a técnica que tem os resultados mais sólidos no tratamento da celulite. Ela deve ser realizada com anestesia local e com o uso de uma agulha especial. No procedimento, o médico executa movimentos controlados, de “vai e vem” ou circulares, com o intuito de romper o tecido fibroso onde a celulite é formada. Depois, no período de cicatrização, o organismo produz um tecido conjuntivo novo, preenchendo a pele e melhorando sua aparência.
Radiofrequência
Esse procedimento não invasivo utiliza o calor para “agredir” os tecidos fibrosos de maneira controlada, estimulando o colágeno. Isso melhora a elasticidade e o aspecto da pele, tratando a celulite e a flacidez.
BodyTite Morpheus
Esse tratamento combina a radiofrequência com o microagulhamento, tecnologia inovadora no mercado. É ideal para tratar quadros de celulite e flacidez. São 40 microagulhas revestidas em ouro que, juntamente com a radiofrequência, causa a coagulação das células de gordura, o que estimula a produção de novas fibras de colágeno, melhorando a qualidade e textura da pele.
Importância da avaliação médica:
Para entender qual é o melhor tratamento para o seu caso, busque a orientação de uma médica qualificada. Clique aqui e agende sua avaliação na Clínica Dra. Sheila Matielo.