A celulite é um problema que incomoda muitas mulheres. E próximo ao verão, quando é mais comum o uso de biquinis para ir à praia, piscina ou pegar sol, elas ficam mais visíveis, afetando a autoestima e a autoconfiança. Por conta disso, nos últimos anos foram criadas uma série de técnicas e produtos que ajudam a combater esse incômodo. Neste artigo, não apresentaremos apenas um desses procedimentos, mas sim a melhor das técnicas para acabar com a celulite: a subcisão!
Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a celulite é, em suma, o depósito de gordura sob a pele. Ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da derme, que fica semelhante a uma casca de laranja em determinadas áreas. Esse problema costuma ocorrer em regiões em que a gordura está sob influência do estrogênio, como nádegas, coxas e quadris, podendo ser observada com menos frequência em mamas, abdômen, braços e nuca.
Estima-se que a celulite afete cerca de 95% das mulheres após a puberdade (apesar de ser mais comum entre as de pele mais clara), e raramente é encontrada em homens, podendo ocorrer apenas por conta de desequilíbrios hormonais. Ainda segundo a SBD, as causas da celulite não são plenamente conhecidas. Apesar disso, compreende-se que existe uma influência hereditária.
Nas mulheres, o tecido adiposo se deposita em feixes verticais, que são separados por septos fibrosos perpendiculares, responsáveis por ancorar o músculo à pele. Esses septos separam as células de gordura, formando câmaras verticais. Conforme a gordura se acumula, essas câmaras incham, e os septos se mantêm do mesmo tamanho, o que causa as irregularidades da pele.
A subcisão, ou subcision, é um procedimento que promete acabar com a celulite de graus mais avançados, além de tratar as cicatrizes de acne e as cicatrizes deprimidas (que formam depressões na pele). Depois de uma anestesia, que pode ser local, peridural ou geral, dependendo da área a ser tratada, essa técnica utiliza uma agulha bisturizada, que é inserida sob a pele por meio de uma incisão. Depois disso, são feitos movimentos que cortam o tecido fibroso, o qual prende o músculo à pele. Assim, o tecido adiposo é redistribuído, bem como a tração que era exercida pelas fibras. Além disso, esse procedimento ainda gera um hematoma no local, que promove o estímulo para que o corpo produza mais colágeno (célula responsável pela firmeza e tônus da pele). Todo o procedimento dura em torno de 30 e 60 minutos, dependendo região a ser tratada.
A subcisão é um procedimento que pode deixar inchaço e hematomas nas áreas em que é feita. No entanto, entre duas ou três semanas após o procedimento, é normal que essas marcas já tenham sumido. Algumas das indicações do pós-operatório são:
No entanto, essas indicações devem ser passadas pelo profissional responsável.
Devido às várias áreas em que a subcisão pode ser feita, é difícil estipular o valor de forma prévia. Assim, a indicação é que seja marcada uma avaliação com o profissional escolhido, onde o caso será analisado. Depois dessa avaliação, será mais fácil de determinar o valor da subcisão.
Aqui na Clínica Médica Dra. Sheila Matielo, possuímos ampla experiência, equipe especializada e espaço apropriado para te atender da melhor forma possível. Entre em contato conosco e agende já seu tratamento!
Quer saber mais sobre o assunto? A Dra. Sheila Matielo fez um vídeo contando tudo sobre ele. Confira!
Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.
Copyright © 2019. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.