Gordura localizada: conheça os 3 principais tratamentos Gordura localizada: conheça os 3 principais tratamentos

BLOG

Gordura localizada: conheça os 3 principais tratamentos

Foto da região abdominal de uma mulher branca. Ela possui gordura localizada na área e está segurando-a com as duas mãos. Ela veste uma calça legging preta e um top lilás.
28 de janeiro de 2021

A gordura localizada é um problema que atinge muitas pessoas, provocando a queda na autoestima e autoconfiança. Em muitos casos, esses sentimentos só aumentam quando chegam os períodos mais quentes do ano, quando as roupas diminuem e as idas à praia e piscina se tornam mais frequentes. No entanto, hoje em dia existe uma série de tratamentos diferentes que podem ajudar a solucionar esse problema. Neste artigo, trataremos de alguns deles. Confira!

O que é a gordura localizada?

A gordura localizada é, de forma breve, um estoque de energia que o corpo armazena em determinadas áreas. Por isso, tudo o que comemos em excesso e que o corpo acaba não gastando no dia, fica guardado nesses locais. Nas mulheres, é comum que essa gordura se acumule nas regiões do abdômen, flancos e culote, enquanto nos homens se acumula na região abdominal.

Uma questão muito importante a ser abordada é referente ao gasto dessa energia. Ela é utilizada apenas quando não existem mais outras fontes. A primeira opção do corpo é retirar essa energia da glicose do sangue, mas quando essa fonte está baixa, ele recorre à glicose armazenada no fígado. Na sequência, começa a utilizar a proteína provinda dos músculos e só depois de todas essas opções ele recorre à gordura localizada.

Primeiro passo: mudança de hábitos

Para reduzir a gordura localizada, o primeiro passo é a mudança de alguns hábitos. Assim, é indicado adotar uma nova alimentação, procurando comer de forma mais regrada; em segundo lugar, fazer atividades físicas com regularidade é essencial. Esses hábitos ajudam não só a perder a gordura localizada, como também a fazer com que não seja recuperada depois da sua eliminação com outros métodos.

Tratamentos para gordura localizada

Hoje em dia, para além da lipoaspiração – um método invasivo que utiliza cânulas para fazer a retirada dessa gordura localizada -, existe uma série de outros tratamentos menos invasivos que podem ser utilizados para reduzir este problema. Confira alguns deles:

Tratamentos com enzimas

Esse método promove a redução da gordura localizada a partir da injeção de enzimas. Conforme a Dra. Sheila Matielo, essas substâncias atuam desidratando as células, provocando a redução das medidas de forma temporária. É indicada para regiões como culote, flancos, abdômen, papada e glúteos.

É um procedimento relativamente simples, feito com a assepsia do local e através da injeção das enzimas por meio de uma agulha. No entanto, precisa ser realizado periodicamente.

Ultraformer III

O famosíssimo Ultraformer III, queridinho das celebridades, é outra ótima opção para fazer o tratamento da gordura localizada. Por meio do seu transdutor macrofocado, ele penetra no tecido adiposo, promovendo a quebra das células de gordura. De acordo com a Dra. Sheila Matielo, o tratamento com essa tecnologia apresenta resultados um pouco mais prolongados se comparado ao com enzimas.

Criolipólise

Essa técnica se utiliza da falta de resistência das células de gordura às baixas temperaturas para eliminá-las. Logo, utiliza uma tecnologia que suga a gordura e promove o resfriamento dessas células a uma temperatura de -7ºC a -10ºC. Por conta desse processo, as células se rompem e são eliminadas naturalmente através do sistema linfático. A criolipólise pode ser aplicada na área das coxas, abdômen, quadris, braços, entre outros.

Quanto custa o tratamento para gordura localizada?

Como vimos, esse problema pode ser tratado de uma série de formas diferentes. Além disso, a gordura pode estar situada em múltiplas áreas. Assim, a indicação é de que se marque uma avaliação prévia, onde o caso do paciente será analisado, os melhores métodos discutidos e, por fim, o valor do tratamento estipulado.

Quer saber mais sobre o assunto? A Dra. Sheila Matielo nos conta tudinho em um vídeo especial que ela fez! Confira!

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat