Corpo da pandemia: como recuperar a autoestima e a qualidade de vida? Corpo da pandemia: como recuperar a autoestima e a qualidade de vida?

BLOG

Corpo da pandemia: como recuperar a autoestima e a qualidade de vida?

Uma mulher branca e de cabelos escuros presos está sentada de pernas cruzadas sobre um tapete de yoga verde. Ela usa um top e uma legging pretos e tênis brancos. Com as mãos, retira uma máscara de proteção enquanto sorri de olhos fechados. O fundo da imagem é uma parede de tijolos brancos com uma sombra de janela.
08 de outubro de 2021

Há quase dois anos, desde o início da pandemia da Covid-19, mudamos a rotina diária e adotamos novos hábitos de proteção contra o vírus. Mas essas pequenas atitudes, somadas ao contexto geral de incerteza, trouxeram alguns impactos para a saúde.

Aumento de peso, perda de cabelo e presença de acne foram apenas algumas das consequências para o organismo. Mas a boa notícia é que existe melhora para esses problemas que afetam a autoestima e a qualidade de vida. Confira!

Envelhecimento das mãos pelo álcool em gel

Você sabia que o álcool em gel, apesar de um ótimo agente para acabar com vírus e bactérias, antecipa o envelhecimento das mãos? Esse produto resseca a pele da região, que já é naturalmente sensível, o que acaba destacando as marcas do tempo e os sinais da idade.

Por isso, a dica é optar pela higienização com água e sabão sempre que possível, deixando o álcool em gel apenas para quando essa primeira opção não estiver disponível. Além disso, o uso de hidratantes, recomendados por um médico especialista, ajuda a diminuir o ressecamento.

Agora, para reverter os sinais de envelhecimento das mãos, tratamentos estéticos como a aplicação de bioestimuladores de colágeno e luz pulsada são indicados. Eles reduzem manchas e melhoram o aspecto da pele, devolvendo o volume perdido, a firmeza e a sustentação da juventude. 

Aumento da acne por causa da máscara

A partir do uso constante das máscaras de proteção, alguns problemas de pele também entraram para a rotina, e um deles até ganhou um nome especial: maskne. Ele se refere ao surgimento de cravos e espinhas justamente na região do rosto que fica coberta, como bochechas, queixo e maxilar. Aqui a culpa não é dos hormônios, mas sim do atrito da máscara com a pele, e do microambiente quente e úmido criado por transpiração e respiração, propício à proliferação de bactérias.

Trocar a máscara sempre que estiver úmida e evitar seu uso associado à maquiagem ou a cremes mais pesados, especialmente por tempo prolongado, melhora a maskne. Já tratamentos como o microagulhamento, o laser fracionado e os peelings químicos, feitos em consultório, são ótimas opções para acabar com essas espinhas e deixar o rosto lindo de novo, mas requerem uma avaliação médica caso a caso.

Estresse, ansiedade e queda de cabelo

Com a pandemia, cresceram problemas como ansiedade e estresse causados por toda essa situação incomum. E essas doenças afetaram não só as relações sociais, mas também o funcionamento do organismo, como a aparência do cabelo.

Mais pessoas notaram o enfraquecimento e a queda dos fios durante este período, sem falar na alopecia causada pela infecção do coronavírus. Outro motivo para o cabelo cair foi a alimentação pobre em vitaminas e minerais.Porém, um bom gerenciamento capilar consegue reverter essa situação!

Fortalecimento de fios, mesoterapia capilar e microinfusão de medicamentos na pele são alguns dos tratamentos disponíveis. Entretanto, apenas uma análise especializada pode definir quais os melhores cuidados para cada situação. O mais importante é não se automedicar, e sempre procurar um profissional.

Falta de exercícios e ganho de peso

Sem os rituais diários de se levantar, se vestir e correr para não perder a hora, os exercícios ficaram ainda mais reduzidos. A diminuição da atividade física incidental (movimentação ligada a hábitos diários), combinada ao aumento no consumo de lanches e refeições inadequadas, e à mudança na rotina, fez com que perdêssemos músculos e ganhássemos quilinhos extras.

Agora é a hora de ir atrás desse prejuízo! Tudo começa pela adequação alimentar, com mais vitaminas, minerais e proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo, além da retomada dos exercícios físicos. Mas, para fazer tudo isso com saúde, é indispensável o acompanhamento médico a cada etapa. Então, nada de dietas mirabolantes quando a aposta deve ser em um nutrólogo

E para otimizar esse processo de forma saudável e sem sacrifícios, a tecnologia também é aliada. Uma opção é o Bio Scanner, aparelho que consegue medir o percentual de gordura e músculos do corpo, ajudando na definição de cuidados personalizados de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa.

Olhos e rugas em evidência

Flacidez no rosto, envelhecimento, olheiras e rugas marcadas. A máscara colocou o foco das atenções no olhar, pois essa é a única região da face descoberta e que se tornou responsável por expressar todas as nossas emoções, sendo essencial para a comunicação durante a pandemia.

E isso aumentou a preocupação das pessoas com os olhos, pois agora se presta mais atenção no rosto do que no corpo, principalmente nas videochamadas. Em tempos de Covid-19, pés de galinha e rugas da testa necessitam de tratamentos rápidos, o que pode ser conseguido com preenchedores e toxina botulínica, por exemplo. Já a blefaroplastia e o lifting de sobrancelhas são outros procedimentos possíveis para rejuvenescer o olhar e melhorar a autoestima ao se ver refletido nas telas, reduzindo a aparência de cansaço e destacando todas as emoções.

Então, que tal deixar o corpo da pandemia de lado e retomar a sua qualidade de vida? Agende uma avaliação que vamos te ajudar a recuperar a autoestima e o bem-estar!

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat