Nutrologia Nutrologia

Tratamentos

Nutrologia

nutrologia-dra-sheila-matielo-passo-fundo

O que é Nutrologia?

A Nutrologia é uma especialização dentro da medicina que tem por objetivo diagnosticar e prevenir doenças ligadas à alimentação. A área médica desempenha papel fundamental em pacientes que desejam cuidar da saúde e do estilo de vida como um todo, passando por uma análise completa em doenças, como anemia, diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, assim como, transtornos hormonais, anorexia e bulimia.

Qual a diferença entre Nutrólogo e Nutricionista?

Embora ambas carreiras profissionais possam ser interligadas na área da saúde, o Nutrólogo e Nutricionista possuem áreas de atuação diferente. Enquanto o Nutricionista (profissional com graduação em Nutrição) realiza o monitoramento e a indicação de dietas saudáveis, a fim de proporcionar uma alimentação mais adequada a cada paciente, considerando suas necessidades, o Nutrólogo (profissional graduado em Medicina, com pós-graduação em Nutrologia Médica) realiza o diagnóstico de doenças alimentares e indica o tratamento mais adequado para suprir as deficiências nutricionais do paciente.

O Nutrólogo pode prescrever medicamentos?

Sim! Com o diagnóstico e avaliação da saúde do paciente, conforme os objetivos de cada pessoa, o nutrólogo poderá prescrever medicamentos para tratamentos médicos. Além disso, o nutrólogo pode solicitar diferentes exames médicos e/ou encaminhar pacientes à outras especialidades, de acordo com as suas necessidades clínicas.

Quando devo consultar um Nutrólogo?

Muitos pacientes têm dúvida na hora de consultar um Nutrólogo. Porém, é importante ressaltar que o profissional pode contribuir em diversas maneiras na saúde do paciente, como:

Nutrição Preventiva:

Com base no diagnóstico e avaliação das deficiências nutricionais no organismo do paciente, o Nutrólogo realiza a nutrição preventiva. Desta forma, proporciona a melhora significativa na qualidade da alimentação, evitando a manifestação de alterações na saúde do paciente.

Controle de peso:

Outro benefício da avaliação com Nutrólogo é o diagnóstico preciso e tratamento em casos de obesidade ou sintomas das alterações de peso. Como resultado, o profissional age diretamente na causa do problema, controlando o peso de acordo com as necessidades de cada paciente.

Tratamento de doenças metabólicas:

O Nutrólogo, além de cuidar de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão etc., também age no diagnóstico e recuperação de pacientes com doenças metabólicas. Entre as mais comuns, a intolerância à lactose e a doença celíaca.

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat