Lobuloplastia Lobuloplastia

Tratamentos

Lobuloplastia

Imagem em ângulo oblíquo, que mostra uma mulher de cabelos pretos, em um quadro que pega da região do peito para cima, sorrindo ao encarar a câmera, e com o dedo indicador da mão direita apontando para o lóbulo da orelha direita.

Ainda que tenha função primordialmente de audição, a orelha também possui função estética no rosto de todos nós, e pode ser comprometida por conta de acidentes ou pelo uso demasiado de brincos e utensílios similares. Nesse sentido, a parte que mais sofre é o lóbulo da orelha. O uso de bijuterias pesadas por um longo tempo pode acarretar um alargamento do furo, ou até na ruptura total da pele da região. Felizmente, a correção do lóbulo da orelha, ou lobuloplastia, é um procedimento que existe, e é relativamente simples. Confira!

Por que o furo do lóbulo alarga

Formado apenas por pele e tecido adiposo, o lóbulo da orelha é uma área sensível, que não oferece nenhuma espécie de sustentação, e tem pouca resistência tecidual. Essa combinação faz com que brincos, alargadores e demais acessórios colocados na área a deixem mais vulnerável e, quanto maiores e mais pesados, consequentemente, maior tende a ser a agressão sobre a pele do lóbulo.

O uso contínuo e sem parcimônia desse tipo de item, junto às características da região, faz com que ocorra uma distensão no tecido que, por sua vez, resulta em alargamento do furo ou rasgos, o que, apesar de normalmente não oferecer riscos diretos à saúde do paciente, causa diversos desconfortos, constrangimentos e prejudica a sua autoestima.

Para quem a lobuloplastia é indicada

Se a sua orelha possui cortes, rasgos e lacerações num geral, o procedimento de correção do lóbulo da orelha pode ser a técnica ideal para você. Independente se a condição foi causada pelo uso de brincos pesados ou alargadores, o médico especializado nesse procedimento pode reparar a estética da área de maneira simples, com o adendo que, em lesões causadas por acidentes mais sérios, recomenda-se esperar um período de até 30 dias após a ferida ser cicatrizada.

Corrigindo o lóbulo da orelha

O procedimento para corrigir o lóbulo é relativamente simples e leva em torno de 30 minutos até 1 hora para ser feito. Por ser uma técnica mais simples, realizada no ambiente do consultório, não há a necessidade de uma sedação completa do paciente, bastando uma anestesia local.

Após a aplicação do anestésico, o médico realiza a operação, que se caracteriza pela união das bordas da orelha através de uma sutura, corrigindo a laceração de maneira prática e resultando em uma cicatriz discreta e avermelhada que, aos poucos, retorna à coloração normal da orelha.

Cuidados após o procedimento

A recuperação, assim como o procedimento como um todo, também é simples. Ela é rápida e não causa maiores alterações na rotina da pessoa.

A longo prazo, é recomendado que o paciente mantenha certos hábitos que evitam a laceração do lóbulo novamente, como, por exemplo, não praticar atividades físicas ou dormir com brincos, especialmente se eles forem muito grandes, trabalhados ou pesados. Atente também a possíveis reações alérgicas ao utilizar os brincos, uma vez que isso pode gerar maiores complicações e ocasionar em novos rasgos na região.

Voltando a utilizar brincos após a lobuloplastia

Após realizar o procedimento reparador, o paciente pode voltar a utilizar brincos e demais acessórios, mas, como sempre, é necessário observar e cuidar para evitar novos problemas.

Para começar, é necessário esperar ao menos seis meses antes de realizar um novo furo e, ainda assim, ouvir qual a recomendação do médico sobre essa ação. De qualquer forma, caso o paciente opte por furar a orelha novamente, a incisão não deve ser feita sobre a cicatriz.

Se a escolha for pelo uso de alargadores, recomenda-se que o paciente escolha por um que tenha tamanho menor que o utilizado anteriormente, e atentando a todos os cuidados referentes ao seu uso.

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat