Rugas ao redor da boca: como prevenir e tratar Rugas ao redor da boca: como prevenir e tratar

BLOG

Rugas ao redor da boca: como prevenir e tratar

A imagem mostra a boca de uma mulher. Ela tem cabelos castanhos, lisos e soltos. Nas orelhas utiliza brincos redondos e brancos. Ela sorri, com os lábios cerrados e batom rosa.
11 de janeiro de 2022

Com o passar dos anos, a pele passa a apresentar os sinais do envelhecimento, causados pela degradação do colágeno no organismo. Entre eles, estão a perda de massa no rosto, a flacidez e o surgimento de rugas nas áreas de maior movimentação, como ao redor da boca. É por isso que preparamos um artigo especial, mostrando as causas das linhas de marionete, código de barras e bigode chinês, para que você aprenda a melhor forma de preveni-las e como os procedimentos estéticos podem atenuá-las. Confira!

Como surgem as rugas ao redor da boca?

Entre os 25 e 30 anos, o corpo inicia o processo de envelhecimento, onde as células do corpo passam a se renovar de forma mais lenta, desacelerando a cada ano que passa. Tal processo inclui as proteínas de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação e viço da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele pode perder, aproximadamente, 50% das funções fisiológicas até a meia idade. Além disso, alguns hábitos podem acelerar o envelhecimento e desencadear ainda mais rugas ao redor da boca. São eles:

  • Exposição excessiva ao sol sem a proteção adequada;
  • Pouca ingestão de água;
  • Maus-hábitos alimentares;
  • Pré-disposição genética.

Ainda que as rugas ao redor da boca sejam naturais, estas marcas podem ser amenizadas com tratamentos estéticos. Desta forma, tornam a aparência mais jovial e aumentam a autoestima dos pacientes. A definição do melhor protocolo é variável, e depende do tipo de ruga a ser tratada.

Tratamento para as linhas de marionete

Como o nome sugere, são rugas que fazem alusão aos bonecos de marionete, pois lembram as linhas que ficam desenhadas em suas bochechas. Os vincos marcam os cantos da boca e podem chegar próximo à região do queixo.

A principal causa das linhas de marionete é o envelhecimento facial, que causa a perda de massa no rosto e aumenta a flacidez. Esse efeito de “derretimento” se inicia a partir dos 30 anos, e, por volta dos 35, as rugas começam a adquirir profundidade nas laterais do rosto.

O principal tratamento estético para as linhas de marionete é o preenchimento com ácido hialurônico. A substância diminui a profundidade dos sulcos, além de proporcionar hidratação, e revitalizar a pele. É um procedimento rápido, seguro e que demanda sessões de manutenção, afinal, com o passar dos meses, o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo.

Tratamento para o bigode chinês

Também conhecido como sulco nasogeniano, o bigode chinês é considerado um dos primeiros sinais do envelhecimento facial. É causado por associação de fatores, que incluem a diminuição do colágeno, flacidez e perda da estrutura do rosto.

Os melhores tratamentos contra essa ruga são aqueles que repõem a sustentação da pele através da estimulação de colágeno. As opções incluem o peeling químico, radiofrequência, bioestimuladores e Ultraformer 3. Em alguns casos, os procedimentos podem ser combinados, em um protocolo personalizado, que visa o rejuvenescimento facial.

Além disso, pessoas com sulcos mais profundos podem se beneficiar do preenchimento com ácido hialurônico. Assim como no caso das linhas de marionete, a substância atua diminuindo a profundidade do bigode chinês. O procedimento também pode auxiliar na recuperação da massa facial, “levantando” as maçãs do rosto e tornando as rugas do terço inferior menos perceptíveis. 

Tratamento para os códigos de barras

Os códigos de barras são aquelas linhas finas, que surgem, principalmente, acima do lábio superior. Além do envelhecimento da pele, outros fatores podem desencadeá-las, incluindo:

  • Pele muito clara: a melanina atua como uma barreira protetora, que protege a pele da radiação solar. Quando ela é clara, se torna mais suscetível aos danos causados pelo sol, como a degradação acelerada do colágeno;
  • Tabagismo: pessoas que fumam, tendem a movimentar mais a musculatura da boca, ocasionando o enrugamento da área. Além disso, as substâncias do cigarro tendem a acelerar o envelhecimento;
  • Problemas ortodônticos: a má-formação da arcada dentária, pode manter a musculatura da boca em posições incorretas, contribuindo para o surgimento de rugas.

Os tratamentos estéticos são uma ótima forma de melhorar a aparência dos códigos de barras. Procedimentos como o peeling e o Ultraformer atuam na reposição do colágeno e diminuição da flacidez local. Além disso, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser utilizado para minimizar a profundidade das rugas ao redor da boca e recuperar o volume perdido.

Como evitar as rugas ao redor da boca?

As rugas e linhas de expressão surgem naturalmente, como uma consequência do envelhecimento facial. Ainda assim, alguns cuidados podem fazer com que elas demorem mais a surgir. Entre as principais formas de prevenir as rugas ao redor da boca, estão:

  • Evitar a exposição solar excessiva, especialmente entre às 10h e 16h;
  • Utilizar filtro solar todos os dias, mesmo quando o clima está nublado;
  • Ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia;
  • Fazer uma rotina de skincare adequada ao tipo de pele;
  • Realizar a limpeza adequada da pele, pela manhã e à noite;
  • Nunca dormir com maquiagem no rosto;
  • Adotar bons hábitos, incluindo alimentação saudável e exercícios físicos;
  • Evitar a ingestão excessiva de álcool e parar de fumar;
  • Fazer tratamentos estéticos peventivos, como os bioestimuladores de colágeno; o Ultraformer 3, e o Botox®.

Entre em contato para saber mais!

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat