A hidratação para uma pele perfeita começa por dentro A hidratação para uma pele perfeita começa por dentro

BLOG

A hidratação para uma pele perfeita começa por dentro

Mulher loira de cabelos compridos bebendo água de uma garrafa enquanto encara a câmera.
27 de dezembro de 2021

A gente sabe que todo mundo que se preocupa com a beleza da pele fica sempre atento às melhores loções, géis, sabonetes e cremes para tratar e hidratar a pele diariamente. Mas o que muitos parecem desconsiderar, é que não adianta ficar só nesses produtos e esquecer de hidratar o corpo de dentro para fora.

Quantas vezes ouvimos falar que a beleza vem de dentro? E isso é verdade! O processo de hidratação vai muito além de apenas usar produtos. Confira mais no nosso artigo!

Hidratação a partir do prato e do copo

A melhor maneira de hidratar os nossos corpos é consumir os alimentos as bebidas ideais, já que como fontes de hidratação de dentro para fora, conseguem contribuir para esse processo.

No prato, devemos procurar uma alimentação que é rica em frutas mais suculentas, como melancia, melão, laranja e abacaxi. A mesma premissa cabe para alguns legumes, como a abobrinha, o pepino e o chuchu.

Já pelo lado das bebidas, é aquilo que todos sabem (mas poucos fazem como deveriam): copos de água, chás e sucos naturais são seus melhores aliados nesse processo de hidratação. Você deve ingerir líquidos para recuperar o que foi gasto durante o dia, mesmo que não costume praticar atividades físicas.

O recomendável é em torno de 2 litros por dia, mas pessoas que fazem exercícios físicos ou trabalham em atividades mais físicas, devem aumentar a quantidade.

A combinação de uma alimentação focada em nutrientes, cuidados com a exposição ao sol, uso de cosméticos específicos para sua pele e atentar para a hidratação de dentro para fora é um combo poderoso para uma pele bem cuidada por um longo tempo.

O papel da água no processo de hidratação

Uma pele saudável é uma pele hidratada. E para chegar nesse ponto, precisamos atentar para além dos cremes e loções. A água é um fator primordial na qualidade da nossa pele, já que o equilíbrio desse elemento é algo muito relevante para o bom funcionamento das nossas células.

Esse equilíbrio é alcançado pela quantidade que ingerimos e que perdemos. Assim, não adianta utilizarmos cosméticos que aumentem a hidratação e reduzem a perda de água, se não conseguimos repor os líquidos necessários. Lembre-se: a água é a verdadeira fonte da juventude!

Os inimigos da hidratação

Se algumas bebidas contribuem para a hidratação, os refrigerantes e bebidas alcóolicas costumam ser inimigas desse processo.

Refrigerantes possuem muito açúcar, e mesmo os lights ou diets têm bastante sódio. A cervejinha que tomamos na praia possui ação diurética, o que faz com que o corpo perca água, já que o álcool costuma “roubar” líquido das células.

A dica para evitar maiores problemas ao ingerir álcool é moderar nas quantidades, e intercalar as bebidas alcoólicas com água.

A hidratação durante o verão

Dias de sol, temperaturas altas, banhos de mar e piscina, bronzear na orla da praia… Parece o verão dos sonhos, não é? Mas é justamente nessa temporada que experenciamos um cenário que pode ser prejudicial não só para a saúde da nossa pele, mas para o cabelo e corpo no geral.

Nessa estação, por conta das temperaturas mais altas, nosso corpo precisa se resfriar para manter o equilíbrio. E ele faz isso através da transpiração. Quanto mais quente um ambiente, mais iremos transpirar e, consequentemente, mais água é perdida. É importante ficar atento a isso e repor essa quantidade de líquidos afim de manter longe a possibilidade de desidratação.

Por isso, intensifique a hidratação no verão, consumindo maiores quantidades de água, sucos naturais e água de coco. Capriche na alimentação saudável e proteja-se com protetor solar ideal para o seu tipo de pele. Lembre-se: não há beleza sem hidratação!

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat