É possível fazer transplante de sobrancelha? É possível fazer transplante de sobrancelha?

BLOG

É possível fazer transplante de sobrancelha?

Imagem em close dos olhos de uma mulher branca. Eles são castanhos e a mulher passa uma escovinha de cerdas pretas em sua sobrancelha esquerda. Seus cabelos estão presos com uma toalha creme e o fundo da imagem é marrom claro.
19 de outubro de 2021

As sobrancelhas compõem a beleza do rosto, emolduram os olhos, funcionam como proteção, e ainda ajudam na comunicação, expressando nossas emoções. Assim, a correção de falhas vai além da estética, e cada vez mais pessoas procuram ajuda profissional para cuidar desses fios. Entre as opções que vem ganhando destaque, está o transplante FUE. Saiba mais!

O que é o transplante de sobrancelhas?

Da mesma forma que os cabelos, os fios da sobrancelha também podem cair de maneira gradual, seja por decorrência de doenças de pele, problemas hormonais ou até mesmo pela retirada excessiva. Além disso, traumas na área – como cicatrizes de quedas e de cortes – também podem interromper o crescimento de novos folículos, causando as falhas.

Assim como o transplante capilar na cabeça, o transplante de sobrancelha tem excelentes resultados para quem busca corrigir essa questão de forma natural e definitiva. Nesta técnica, os fios do próprio paciente são implantados na área, um a um, sem risco de rejeição pelo organismo.

Como é feito o transplante FUE

Nas sobrancelhas, o procedimento é semelhante ao transplante capilar. Os fios são retirados da parte de trás do couro cabeludo da própria pessoa – de forma que não fique visível – e os folículos capilares são separados individualmente e implantados na área da sobrancelha.

Todo o procedimento é feito com aplicação de anestesia local, para garantir o conforto. Como os fios provêm do próprio organismo, as características naturais são mantidas, facilitando a manutenção, sem risco de rejeição. O transplante de sobrancelhas pode durar entre duas e três horas, e o paciente é liberado no mesmo dia.

Implante fio a fio

A melhor e mais recente técnica para retirada dos fios doadores, que não precisa de incisão para remover os pelos, é o transplante FUE (Follicular Unit Extraction). Por meio do FUE, sem deixar cicatriz linear, ocorre a extração de uma unidade folicular por vez.

Após a anestesia local, é feita a microincisão ao redor de cada unidade folicular, de forma precisa e suave. Os pelos removidos da área doadora são então implantados no local dos supercílios, com o propósito de respeitar ângulo, curvatura e anatomia da sobrancelha: fios próximos do nariz nascem no sentido vertical e, conforme se aproximam da têmpora, vão se horizontalizando numa forma de leque.

Cuidados pós-transplante

Após o transplante, é comum haver inchaço na região, principalmente na pálpebra superior e ao redor dos olhos. Por isso é recomendado que o paciente repouse por dois ou três dias antes de retomar sua rotina de atividades.

Para atenuar esse efeito, é indicado utilizar compressas frias e dormir com a cabeça mais elevada nesses primeiros dias após a cirurgia. A higiene da região só deve ser feita depois de 48 horas, com o auxílio de um pincel de maquiagem e shampoo infantil para não irritar os olhos. Esse processo é repetido por 10 dias.

A exposição direta ao sol precisa ser evitada por oito semanas e os exercícios físicos por 15 dias. A região não deve receber maquiagem por, pelo menos, três meses. O paciente deve ainda cuidar para não friccionar a área do transplante.

É importante destacar que tanto o procedimento quanto os cuidados variam de acordo com as técnicas e recomendações de cada médico, que pode ainda passar orientações específicas para cada caso.

Os resultados são definitivos?

O resultado do transplante de sobrancelhas não é imediato, mas é definitivo. Isso porque, entre duas e quatro semanas após a cirurgia, os fios começam a cair; entretanto, suas raízes permanecem no local do implante, dando origem aos novos pelos.

Esse processo pode variar de três até oito meses, dependendo da velocidade de crescimento do pelo. E outro detalhe é que, por manter as características do local de origem (nesse caso, os cabelos), os pelos implantados tem um crescimento mais acelerado, e precisam ser aparados a cada 20 dias.

Afinal, quanto custa o transplante de sobrancelha?

Não é possível definir de antemão qual será o valor do transplante. O preço do procedimento vai depender da técnica e do número de sessões necessárias, que podem variar de acordo com as características físicas de cada pessoa. Assim, o melhor é procurar um profissional especializado nesse tipo de cirurgia, já que é uma área delicada do rosto, em que a experiência é essencial para um bom resultado.

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat