Saiba como cuidar da pele das mãos durante a pandemia Saiba como cuidar da pele das mãos durante a pandemia

BLOG

Saiba como cuidar da pele das mãos durante a pandemia

Foto de mãos femininas. Elas estão na horizontal, aparecendo parte de um dos braços. As mãos possuem as unhas pintadas de branco com detalhes em preto, e uma delas possui um anel.
06 de outubro de 2020

No ano de 2020, as mãos estão recebendo mais atenção do que nunca. Tudo isso por conta da Covid-19 – doença que deve início no final de 2019, na China, e se alastrou para o resto do mundo. Uma das formas de prevenção, além do uso de máscaras, é fazer a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Apesar de extremamente necessária, essa limpeza em excesso pode causar uma série de problemas à pele das mãos. Nesse artigo, trataremos destes possíveis prejuízos, bem como tratamentos e formas de evitá-los. Confira!

Higienização em excesso e problemas à pele: por que isso ocorre?

A pele humana possui uma barreira, que se caracteriza como uma camada de oleosidade. Essa área é muito importante, pois preserva a hidratação da epiderme. Quando existe a higienização em excesso, ela vai sendo removida da pele. Depois de um certo tempo, podem começar a surgir sintomas como a vermelhidão e a irritação, o que pode vir a se tornar uma dermatite. Assim, é necessário que tomar alguns cuidados com as mãos, a fim de evitar maiores problemas. E várias iniciativas podem ajudar, desde cuidados diários até protocolos de tratamentos junto aos médicos.

Cuidados diários

Como a higienização não deve ser reduzida nesse momento, algumas medidas podem ser tomadas no seu dia a dia. Uma delas é optar, sempre que possível, pela lavagem com água e sabão no lugar da limpeza com álcool gel. Quanto ao sabonete, podemos optar por alguns que são menos agressivos à pele, como os dermatológicos – que possuem uma acidez semelhante à da pele – ou os de glicerina. Ao mesmo tempo, deve-se evitar os sabonetes antibacterianos. Além disso, é indicado que se faça uso de hidratantes logo após a higienização das mãos. Entre os mais indicados estão os dermatológicos ou os com base de glicerina.

Tratamentos para as mãos

Para além dos cuidados do dia a dia, outra iniciativa que você pode tomar para manter a saúde das mãos é referente aos tratamentos estéticos. Apesar de não responderem tão bem a esses procedimentos como a pele do rosto – por serem mais secas e não possuírem tantas glândulas sebáceas quanto a região facial – elas podem sim ser tratadas. No entanto, os tratamentos são muito mais intensivos e a longo prazo. Entre os principais tratamentos estão os com estímulo de colágeno e com base em lasers.

Onde posso buscar tratamento para as mãos?

Aqui na Clínica Médica Dra. Sheila Matielo, nós possuímos o conhecimento e experiência necessários para te ajudar a obter resultados ótimos e naturais para as mãos. Para isso, indicamos que seja feita uma avaliação prévia, onde serão analisadas as particularidades de cada paciente e criado um protocolo específico para o seu caso. Dessa forma, é possível garantir tratamentos muito mais assertivos e melhorar ainda mais a sua autoestima.

Quanto custa o tratamento para as mãos?

Como já mencionamos, cada caso é um caso e merece cuidados personalizados. Assim, a única forma de delimitar o valor do tratamento é por meio de uma avaliação prévia. Por isso, o indicado é que seja marcada uma consulta, onde o caso será analisado, o melhor tratamento definido e o preço, assim, estipulado.

Quer saber mais sobre os cuidados com as mãos? A Dra. Sheila Matielo gravou um vídeo falando um pouquinho mais sobre o assunto! Confira:

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat