Descubra já como escolher seu protetor solar Descubra já como escolher seu protetor solar

BLOG

Descubra já como escolher seu protetor solar

Mulher loira, passando protetor solar no rosto. Ela está com um biquini azul claro com detalhes em bege. Enquanto passa o protetor com a mão esquerda, a direita segura um tubo do produto. O fundo da imagem é claro e remete a uma praia com sol.
18 de janeiro de 2021

Quando chega o verão, época em que os corpos ficam mais expostos ao sol por conta da diminuição das roupas, idas à praia ou piscina, a escolha do protetor solar se torna ainda mais importante – embora já seja extremamente necessário nas outras estações do ano. Assim, com a finalidade de te ajudar a escolher o produto correto, fizemos este artigo. Confira!

O que é um protetor solar?

Protetor solar, ou filtro solar, é uma substância que protege a pele contra os prejuízos recorrentes da exposição ao sol. Entre os principais causadores desses problemas estão os Raios Ultravioleta A (UVA) e os Raios Ultravioleta B (UVB).

Para máxima proteção, eles devem dispor de Fator de Proteção Solar (FPS), e Persistant Pigment Darkening (PPD), que explicaremos a seguir:

O que é o FPS:

O Fator de Proteção Solar do produto determina o grau de proteção contra os Raios UVB, que penetram superficialmente a pele e são os responsáveis pelas queimaduras. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a indicação é de que o FPS seja de no mínimo 30, tanto para o uso diário quanto para a exposição mais prolongada (praia, piscina, etc.).

O que é o PPD:

O Persistant Pigment Darkening Aponta proteção do produto contra os Raios UVA, que penetram a pele de forma profunda, causando as manchas, o fotoenvelhecimento precoce da pele e são um dos fatores que podem predispor o aparecimento do câncer de pele. Assim, a indicação é de que o PPD seja de 1/3 do FPS, ou seja, se o FPS é de 30, o PPD deve ser de pelo menos 10.

Outros fatores que devem ser levados em conta:

Apesar de FPS e PPD serem fatores muito importantes, existem também outras indicações que devem ser levadas em conta. Um deles é referente à textura do protetor solar, que deve ser escolhida de acordo com o seu tipo de pele.

Para pessoas com pele oleosa, por exemplo, o ideal é optar pelo Oil free ou toque seco. O primeiro, conforme o nome já diz, não possui óleo em sua composição. O segundo possui o efeito matificante, que também é mais sequinho. Seguindo a mesma lógica, os protetores solares cremosos são indicados para quem possui a pele mais seca.

Outro fator que pode ser levado em conta é a cor. Muita gente não sabe, mas também devemos proteger nossa pele contra a luz visível, gerada por celulares, computadores, lâmpadas etc., que também pode causar manchas e até de câncer de pele. Para se proteger dessas luzes, a indicação é que se utilize diariamente o protetor solar com cor.

A adaptação também é importante

Além desses fatores importantíssimos, conforme a Dra. Sheila Matielo, outro ponto que devemos levar em conta é a adaptação com o produto. Assim, precisamos nos acostumar com marca e produto para poder manter uma aplicação diária e periódica.

Indicações de uso:

Conforme a SBD, os protetores deves ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar, a fim de que a pele possa absorvê-lo. A aplicação é uniforme em todas as partes do corpo, inclusive em áreas como mãos, nuca, orelhas e pés, que muitas vezes são esquecidas.

Em caso de exposição constante, deve ser reaplicado a cada duas horas. Porém, se existir a transpiração excessiva ou contato com água, o tempo de reaplicação é reduzido. Outro cuidado a ser tomado, segundo a SBD, é referente às cicatrizes, que devem ser cobertas por conta da possibilidade de escurecerem devido à exposição solar.

Quer saber mais sobre o assunto? A Dra. Sheila Matielo fez um vídeo nos contando tudinho! Confira!

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat