Dermatologia: quando procurar um profissional da área Dermatologia: quando procurar um profissional da área

BLOG

Dermatologia: quando procurar um profissional da área

Mulher de cabelos pretos curtos, profissional da área médica, analisando, através de um equipamento específico, a pele na região do ombro esquerdo de uma paciente de costas, sem roupa na parte superior do corpo e de cabelos escuros amarrados em um rabo de cavalo.
05 de fevereiro de 2022

A dermatologia é um campo medicinal muito amplo. Além de tratar a pele, o maior órgão do corpo humano, o médico especializado nessa área atua também nos cuidados referentes a cabelos e unhas, por exemplo.

A prevenção e tratamento inerentes à área, no entanto, estão relacionados a aspectos que vão além da questão física. A dermatologia anda de mãos dadas com a estética, o que faz com que o profissional seja responsável por cuidados que refletem não apenas no que vemos, mas como nos sentimos, uma vez que sabemos o quanto a aparência pode gerar reflexos na autoestima e confiança de cada um.

E neste 5 de fevereiro, “Dia do Dermatologista”, queremos homenagear a todos os profissionais da área e conhecer um pouco mais sobre ela. Confira!

A atuação do dermatologista:

Muito além de indicar a melhor rotina de cuidados com a pele, o dermatologista tem plena expertise para atuar em um campo relativamente amplo. Abaixo, você confere alguns dos principais casos em que a atuação do especialista é imprescindível.

A pele

Principal motivo pelo qual as pessoas costumam consultar com dermatologistas, a pele é a tela do nosso corpo. Por falta de tempo ou de costume, muitas pessoas negligenciam o que consideramos questão básicas e importantes para a manutenção da saúde da derme, como o uso de protetor solar, hidratação, retirada de maquiagem e afins.

Esses lapsos no cuidado com a pele podem acarretar no surgimento de acne, manchas de hiperpigmentação ou até mesmo no câncer de pele. Justamente para prevenir esses quadros, é importante consultar com o dermatologista e seguir as recomendações, desde o sabonete correto para seu tipo de pele até o uso de cremes e filtros solares.

Queda de cabelo

A queda de cabelo é uma característica normal e que ocorre com todas as pessoas. No entanto, em algumas situações, pode haver uma queda acentuada, acima do número médio, tanto para homens quanto para mulheres. É especialmente nesses momentos que o dermatologista entra em cena.

Com uma avaliação precisa, é possível entender melhor qual o motivo da queda e qual o tratamento mais eficaz para cada pessoa, e assim, buscar reverter essa situação incômoda.

Estrias, celulites, flacidez e rugas

Condições temidas por muitas pessoas, elas tendem a aparecer conforme o tempo e são motivos de grande insatisfação. Em geral, podem surgir em regiões como bumbum, pernas, braços e rosto.

Contudo, realizar consultas periódicas com seu dermatologista ajuda a prevenir sua formação de e até mesmo reduzi-las. Os protocolos disponíveis atualmente possibilitam uma grande variedade de tratamentos, que são adequados conforme a necessidade de cada caso, promovendo resultados superiores.

O que abordar na sua consulta

Idealmente, as consultas com o dermatologista devem ser realizadas com uma frequência similar aos demais check-ups feitos pelo paciente. Contudo, a grande maioria tende a procurar o especialista quando o problema já está em estado avançado, o que pode dificultar o tratamento.

Para evitar essa situação, você deve atentar a alguns detalhes do seu corpo que indicam a hora certa para marcar uma consulta e como abordar eventuais incômodos. São eles:

Pele limpa

Apesar de ser parte integral da rotina de muitas pessoas, na hora de consultar com seu dermatologista, evite ir com unhas pintadas ou maquiagens pesadas. Isso pode impedir que o médico faça um diagnóstico adequado, uma vez que tintas e corretivos disfarçam detalhes que podem ser importantes para a avaliação médica.

Pergunte

Tenha em mente quais questões estão incomodando você e pergunte ao máximo sobre elas. Isso ajuda no seu entendimento e do médico, que consegue tranquilizar e explicar melhor os procedimentos que precisariam ser feitos.

Avaliação da cabeça aos pés

Uma avaliação bem-feita é uma avaliação minuciosa! Muito além de conferir a pele em regiões que frequentemente ficam expostas, como braços e face, é necessário observar cada detalhe do corpo. Ou seja, por mais que sua queixa iminente seja sobre a acne no rosto, o dermatologista deve, idealmente, realizar um check-up completo a fim de garantir que aquela manchinha na lateral da coxa não seja nada grave.

Atente às recomendações

Não basta ouvir o dermatologista e, ao sair do consultório, ignorar o que foi recomendado como tratamento. Realize os exames, caso sejam solicitados, e siga a rotina e cuidados estabelecidos pelo médico. É com isso que você mantém sua pele saudável e previne incômodos futuros.

Entre em contato para saber mais!

Nossa bio

icone-menor-dra-sheila-matielo

A Dra. Sheila Matielo (CRM 28.882) é graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UFP) com especialização em Nutrologia e Medicina Estética, e com pós-graduação em Dermatologia. ?‍⚕

Assine a Newsletter

Nossas Tecnologias Nossas Tecnologias

Desfrute a beleza de bem-estar

Tratamentos e protocolos específicos para a saúde da sua pele.

Topo
Open chat