Como melhorar a aparência de estrias
Para entender qual é o melhor tratamento para as suas estrias é necessário entender o que elas são, como surgem e quais são os seus tipos. As estrias são cicatrizes do estiramento ou esticamento da pele e, por isso, elas tendem a aparecer em adolescentes, principalmente meninas, mulheres grávidas e pessoas que começam a ganhar massa muscular de forma rápida.
Como elas acontecem?
As estrias se formam quando a derme — camada superficial da pele —, entra em processo inflamatório e as fibras elásticas e do colágeno se rompem. Elas tendem a surgir nas áreas do corpo em que a pele sofre mais estiramento, pois essas fibras elásticas podem ser danificadas com mais facilidade. As áreas do corpo em que isso acontece são coxas, nádegas, mamas, abdome (em caso de gravidez) e dorso do tronco (mais comum em homens).
Quando elas surgem?
Como as estrias estão associadas ao excesso de estiramento da pele, elas surgem quando acontece crescimento rápido ou exagerado do corpo. Algumas das circunstâncias em que normalmente vemos o surgimento de estrias é com o aumento repentino de peso, aumento de massa muscular, crescimento acelerado na puberdade, gestação e após implantes mamários. Essas situações normalmente estão relacionadas com a falta de hidratação na pele e uma predisposição genética. Além disso, a utilização de corticosteroides em altas doses também as favorecem.
Quais são os tipos de estrias?
- Roxas e vermelhas: são as mais recentes e mais fáceis de serem tratadas. Elas têm o tom avermelhado por possuírem um alto fluxo sanguíneo na área. Essas estão no primeiro estágio inflamatório. Desta forma, quanto antes iniciado o tratamento, melhor.
- Brancas: é aquela que está presente na pele há algum tempo, já tendo passado pelos estágios iniciais de inflamação e, por isso, demanda tratamentos mais longos e incisivos.
Como tratar as estrias?
O tratamento apresenta variações e depende da fase de cicatrização. Estrias vermelhas e roxas podem ser tratadas com a utilização de cremes com ação esfoliante. No entanto, quando o processo de cicatrização já estiver mais adiantado, é recomendado tratamento com laser, luz pulsada ou radiofrequência. O Laser de CO² Fracionado é um dos tratamentos mais utilizados para minimizar as estrias: ele funciona potencializando a produção das células de colágeno no organismo. Já a Luz Pulsada estimula a regeneração das estruturas de colágeno e elastina da pele.
A inovação do BodyTite Morpheus:
O BodyTite traz a inovação do tratamento com radiofrequência fracionada. Para a redução de estrias é usada a ponteira Morpheus, equipada com microagulhas que, juntamente com a radiofrequência, é capaz de alcançar camadas profundas da pele e estimular as células de colágeno para o aumento de sua produção. O tratamento com a radiofrequência fracionada diminui a gordura localizada, causando a retração da pele e regeneração dos tecidos desde as camadas mais profundas. Com isso, resulta em benefícios para a aparência das estrias.
Prevenção:
Para prevenir estrias, existem ao menos duas atitudes básicas: hidratar a pele e manter bons hábitos alimentares. Uma alimentação de qualidade ajuda a estimular a produção de colágeno. Da mesma forma que hidratar a pele diariamente garante que o colágeno traga elasticidade natural para a pele, não permitindo o estiramento dela e evitando a formação das estrias.
Importância da avaliação médica
Em todos os casos é importante sempre contar com a orientação de um médico, a fim de identificar as melhores opções para o seu caso, garantindo o sucesso dos resultados.
Clique aqui e agende sua avaliação na Clínica Dra. Sheila Matielo.